Institucional

O Sindicato e a sua História

1987
agosto 13

13 de agosto de 1987

13 de agosto de 1987
Em 13 de agosto de 1987, na cidade de Gaspar, foi fundada a Associação Profissional das Indústrias de Extração de Areia do Estado de Santa Catarina. A associação foi criada com o intuito de defender os interesses e fortalecer a união dos que trabalham com a Extração e Indústria da Areia. Suas prerrogativas eram as de representar perante as autoridades administrativas, políticas e judiciárias, os interesses individuais e coletivos dos associados, relativamente à sua categoria com referência às atividades que exerciam, bem como colaborar com os órgãos governamentais no estudo e na solução dos problemas atinentes às atividades que se relacionavam com a Associação. Como deveres tinham os de colaborar com os poderes públicos na defesa dos interesses dos associados e no desenvolvimento da solidariedade das classes; promover a fundação de cooperativas de consumo e de crédito e; manter serviços de assistência judiciária, médico e dentária para os associados. A Associação era administrada por uma Diretoria composta de cinco membros, eleitos pela Assembleia Geral para os cargos de Presidente, Primeiro e Segundo-Secretários, Primeiro e Segundo-Tesoureiros. À época, estes cargos foram ocupados, respectivamente, por Marcos Antonio Deschamps, Luiz Orestes Marques, Aniberto Helfrich, Osmar Zimmermann e Luiz Moacir Bendini. A Associação ainda contava com quatro Conselheiros Fiscais, estes, naquele momento, sendo Gustavo dos Santos, Wilson Guedes, Otto Ney e Ralvo Hort.
1992
setembro 11

11 de Setembro de 1992

Na mesma data foi concebido o Estatuto do Sindicato dos Extratores de Areia do Estado de Santa Catarina, que trazia como finalidades o estudo, coordenação, proteção e representação legal dos integrantes da categoria de Extração de Areia, com o intuito de colaboração com os poderes públicos e as demais associações, no sentido de solidariedade social e de sua subordinação aos interesses nacionais. Suas prerrogativas seriam de representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais de seus associados; celebrar convenções ou acordos coletivos de trabalho; eleger ou designar os representantes da categoria; colaborar com o Estado, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionavam com a sua categoria e; impor contribuições a todos aqueles que participariam da categoria representada, nos termos da legislação vigente. Os deveres do Sindicato ficaram estabelecidos como: colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social; manter serviços de assistência judiciária para os associados e, quando adquirissem estrutura no seu quadro social, promover assistência médica e dentária; promover a conciliação nos dissídios de trabalho dos empregados da categoria.
setembro 11

11 de setembro de 1992

11 de setembro de 1992
Em 11 de setembro de 1992 foi celebrada Assembleia Geral Extraordinária para promover a transformação da, então, Associação Profissional dos Extratores de Areia do Estado de Santa Catarina em Sindicato dos Extratores de Areia do Estado de Santa Catarina. A Assembleia foi dirigida pelo Presidente e pelo 1º Secretário da época, Osmar Zimmermann e Paulo Afonso Zimmermann, sendo José Antonio Zimmermann quem presidiu a sessão.
setembro 11

11 de setembro de 1992

11 de setembro de 1992
Na oportunidade, o Presidente à época explicou sobre o quão conveniente seria a transformação da Associação para Sindicato, uma vez que este ato traria vantagens aos integrantes da categoria que naquele momento não contavam com a proteção que somente o Sindicato poderia proporcionar. Salientou o desfrute das prerrogativas asseguradas pela legislação Sindical, assistindo-os em suas reivindicações. Após a exposição do Presidente, os integrantes votaram e, por unanimidade, decidiram pela transformação da Associação para Sindicato. Em nova estrutura, contaria, então, com uma Diretoria constituída por três membros: Presidente, Secretário e Tesoureiro, estes eleitos na mesma Assembleia, ocupando os devidos cargos Osmar Zimmermann, Paulo Afonso Zimmermann e José Antonio Zimmermann, respetivamente. O Conselho Fiscal foi reduzido a três membros: Marcos Muller, Pedro Mondini e Rubens Hort, sendo seus suplentes Arno Deschamps, Antoni Assini e Lodovico Assini. Como ocupantes dos cargos da Delegação Federativa ficaram Paulo Afonso Zimmermann e Rubens Hort, como suplentes Hilário Fantoni e Rubens Schramm, respectivamente.
1993
maio 19

19 de Maio de 1993

19 de Maio de 1993
Em 19 de maio de 1993 houve a convolação da Personalidade Jurídica da Associação para Sindicato, registrado no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do Município de Gaspar (SC). No Cadastro Nacional de Personalidade Jurídica a entidade está inscrita sob o nº 79.365.706/0001-07.
julho 19

19 de Julho de 1993

19 de Julho de 1993
No dia 19 de julho de 1993, o então Sindicato requereu perante o Ministério do Trabalho, sob o nº de processo 46010.003548/93, o arquivamento dos seus atos constitutivos no Arquivo de Entidades Sindicais Brasileiras como representante da Categoria Econômica de Extração de Areia. O pedido foi deferido na data de 10 de setembro do mesmo ano. Diante da aprovação, a entidade foi devidamente inscrita no Arquivo de Entidades Sindicais sob o Código Sindical nº 001.161.05362-7. A confirmação do ato está publicada no Diário Oficial nº 173, da mesma data do deferimento, cujo despacho afirma que a entidade satisfez os requisitos para o pedido de arquivamento.
1999
janeiro 1

1996 a 1999 – Diretoria

1996 a 1999 – Diretoria
Presidente: Paulo Afonso Zimermann
Secretario: Marcos Müller
Tesoureiro: José Antonio Zimermann
Conselho Fiscal: Lodovico Assini
Ilmar Deschamps
Marcos Antonio Deschamps
Suplentes Conselho Fiscal: Arno Deschamps
Edgar Deschamps
Wilson Fantoni
Suplentes da Diretoria: Rubens Hort
Flavio Jensee
Romario Pasod
2000
novembro 5

2000 a 2003 – Diretoria

2000 a 2003 – Diretoria
No dia 5 de maio de 2000 foi realizada no Ministério Público de Joinville reunião com procurador Claudio Valentim Cristani. Estiverem presente associados, prefeitos, órgãos ambientais e Associação da Colônia de Pescadores da Bacia do Itapocu. Neste dia foi definida uma vistoria em loco no Rio Itapocu com posterior reunião na Amvali, em Jaraguá do Sul onde diante do contexto e complexidade foi solicitado um estudo completo da Bacia do Itapocu pelo Sieasc. Intitulado Eia-Rima (Estudo de Impacto Ambiental), para que posteriormente fossem definidas novas regras para a Extração de Areia na Bacia do Rio Itapocu.Para realização do trabalho, que durou cerca de cinco anos, o Sieasc contratou a empresa Caruso Estudos Ambientais e Engenharia, de Florianópolis.
2008
setembro 5

05 de Setembro de 2008

05 de Setembro de 2008
Já com nova sede, no Município de Barra Velha (SC), na data de 05 de setembro de 2008, a instituição elaborou novo Estatuto do Sindicato contando com breves modificações, entre elas, o aumento de três para quatro o número de membros da Diretoria que passou ser composta de Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro, estes eleitos pela Assembleia Geral, admitindo suplentes para Secretário e Tesoureiro, denominados 2º Secretário e 2ª Tesoureiro. Esta também teve alteração na vigência de seu mandado que passou de dois para três anos, podendo seus integrantes ser reeleitos por mais um período. O Conselho Fiscal passou a contar com três membros, admitindo-se igual número de suplentes.
2011
outubro 28

28 de Outubro de 2011

28 de Outubro de 2011
Em 28 de outubro de 2011 foi celebrada Assembleia Geral Ordinária, ocasião em que se realizou eleição da nova Diretoria e Conselho fiscal para os três anos seguintes. Após a apresentação da chapa única, foi feita votação para os devidos cargos, estes que foram ocupados pelos integrantes da única chapa inscrita. A Diretoria foi composta por Lauro Frolich, como Presidente; Adilson José Otto, Vice-Presidente; Danilo Thiago Anacleto Parisi, Primeiro Secretário; Suelem Geremia, Primeira Tesoureira; Ivan Carlos Fantoni, Segundo Secretário e; Levi de Souza, Segundo Tesoureiro. Esta tomou posse em 01 de novembro de 2011. Já o Conselho Fiscal ficou composto por Nilson Curt Schroeder, Noribert Seel e Daniele Deschamps Cristin.
2012
abril 13

13 de Abril de 2012

13 de Abril de 2012
Em Assembleia Geral Ordinária, em 13 de abril de 2012, na Associação Empresaria de Guaramirim (SC), o então Presidente, Lauro Florich, comunicou sua saída do cargo para concorrer nas eleições municipais da época, conforme determina a Lei Eleitoral que exige o afastamento dos dirigentes de sindicatos que pretendem concorrer a cargos públicos. O cargo de Presidente passou, então, a ser ocupado por Adilson José Otto.
2014
outubro 10

10 de Outubro de 2014

10 de Outubro de 2014
Na data de 10 de outubro de 2014 foi realizada Assembleia Geral Ordinária para o procedimento de Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato para os anos de 2014 a 2017, cuja vigência inicia-se em 03 de novembro de 2014 e termina em 31 de outubro de 2017.
2017
outubro 31

31 de Outubro de 2017

31 de Outubro de 2017

Na oportunidade, uma única chapa foi apresentada, denominada União e Respeito, eleita por unanimidade. Diante disto, a Diretoria passou a ser composta por:

Presidente: Tiago da Silva (TJF Extração e Comércio de Areia);
Vice-Presidente: Ivan Carlos Fantoni (Extração de Areia Fantoni LTDA);
Secretário: Rodrigo Scharamm (Extração de Areia Scharamm);
Tesoureiro: Adilson José Otto (Extração e Comércio de Areia Ottomar);
Segundo Secretário: Levi de Sousa (Porto União Extração de Areia LTDA);
Segundo Tesoureiro: Giovane Mondini (Extração de Areia Mondini).

Quanto ao Conselho Fiscal, ocuparam os cargos:

Lauro Florich (Lauromar Extração e Comércio de Areia);
Adilson Odorizzi (Tornearia e Comercial);
Nilson Junior Pereira (Mineração Nilson);

E os Suplentes:

Vilmar Coni (Extração de Areia Deschamps LTDA);
Carlos Eduardo Goetz (Ade Terraplanagem);
Marcos Eduardo Deschamps (Extração de Areia Poço Grande e Argamassa LTDA).