Suelen Geremia representa IDM Brasil e SIEASC na apresentação das sugestões para a Mineração Brasileira em Minas Gerais

Reunião Fatma Florianópolis
27 de junho de 2018
Mudanças na Legislação do Setor Mineral
20 de setembro de 2018

A representante do SIEASC e Presidente da Câmara de Gestão e Estudos Superiores do Instituto do Desenvolvimento da Mineração (IDM Brasil), Suelen Geremia,  participou do encontro nesta sexta, 23 de agosto, em Belo Horizonte, para debater a mineração no Estado e no Brasil antes da criação do novo Código de Mineração e para empossar o seu Diretor do IDM Brasil em Minas Gerais, Pablo Cesar, ex-superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em Minas Gerais.

Participaram do encontro cerca de 60 empresários do setor mineral de todas regiões do Estado, mineradores de ouro, diamante, bauxita, minério de ferro, areia, rochas, grafite dentre outros. Também estiveram na reunião realizada no hotel San Francisco Flat, a Deputada Federal Greyce Elias e o Deputado Federal Rodrigo de Castro, o ex-Deputado Leonardo Quintão, O Secretário Executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto, dentre outras autoridades.

A Deputada Greyce Elias, que é vice-presidente da Subcomissão Permanente de Mineração e vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Mineração, defendeu uma mineração sustentável, com um novo código minerário, com regras bem definidas na escala de proporcionalidade dos empreendimentos e onde se estabeleça critérios de segurança, sustentabilidade, promovendo o desenvolvimento com equilíbrio ao meio ambiente, declarou a deputada.

IDM surgiu para Unir e Defender a Mineração

Diante dessas demandas do setor, o IDM Brasil surgiu com o objetivo de fazer a interlocução entre os mineradores e os parlamentares, para acompanhar e elaborar legislações para beneficiar o setor, ajudando a equilibrar os debates no Congresso Nacional. Segundo o diretor do IDM em Minas, Pablo Cesar, o Instituto pretende defender o interesse dos pequenos frente aos grandes mineradores, buscando desburocratizar a legislação do Brasil e de Minas. “Estamos defendendo a simplificação da legislação ambiental e mais agilidade, sem afrouxar a fiscalização, pois acredito que um novo tempo se impõe a toda a cadeia desse segmento e, o país, em especial o estado de Minas Gerais, não podem abrir mão dessa atividade”, afirmou Pablo.

O IDM Brasil está trabalhando junto com as representações do setor no Congresso, Frente Parlamentar Mista de Mineração e Subcomissão de Mineração, para simplificar a legislação do setor, sem abrir mão da segurança e sustentabilidade. O instituto também está elaborando uma minuta para criação do Código de Processo Minerário.

Compartilhe